7 Razões para Utilizar o Email Marketing para Vender (Independente do Tamanho ou Ramo da sua Empresa)

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você procura por ferramentas que te ajudem a impulsionar seus resultados em vendas, você está no lugar certo…

Usar email marketing para vender é um elemento indispensável para um negócio de sucesso. Empreendedores que buscam se relacionar melhor com seus clientes, vender de forma mais certeira e aumentar as taxas de conversão, devem adotá-lo.

Mas por que essa ferramenta é tão poderosa? O que ela pode fazer pela minha empresa? Ela serve para qualquer tipo de negócio?

As respostas para estas perguntas estão ao longo deste texto. Acompanhe o artigo até o final e descubra como você vai alavancar suas vendas com o email marketing!

O email marketing

O email marketing começou a ser usado nos anos 1990, quando empreendedores e profissionais de marketing enxergaram as oportunidades que esse tipo de comunicação digital representava para a área comercial.

Email Marketing para Vender 1 - por Leonardo Soares

Na época, muita gente percebeu que o email representava uma forma rápida de contatar aos potenciais clientes, e melhor, com um custo indiscutivelmente menor em relação ao envio de mala direta.

Conforme a tecnologia evoluiu, o email marketing veio se consolidando como elemento essencial para o processo comercial de muitas empresas, sendo usado para o relacionamento com clientes e a venda de produtos e serviços.

Mas quais seriam as vantagens de adotá-lo? Vamos conferir!

1 – Email marketing é econômico

Como já citei aqui, enviar campanhas de email marketing tem um custo consideravelmente baixo em comparação com outros meios de comunicação, tanto em relação à mídia tradicional (outdoor, panfleto, gráfica, etc), quanto mídia digital (anúncios online, por exemplo).

Email marketing é econômico - Leonardo Soares

A Gleanster, empresa norte americana de investigação de mercado, explica que o motivo mais poderoso para fazer email marketing é justamente o baixo custo. Com o email marketing você pode conquistar clientes economizando bastante tempo e dinheiro. Sua capacidade e seu potencial desbancam qualquer outra alternativa de marketing direto.

2 – Email marketing para vender é certeiro

Usar o email marketing para vender é a forma mais certeira de atingir seu cliente, mais até do que por telefone. Além da pessoa checar sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia, ela pode acessar sua mensagem em qualquer horário, escolhendo o melhor momento para ler.

O acesso pode ser feito tanto em computadores de mesa e notebooks, em horário de trabalho, quanto por smartphones e tablets em horas livres. Por isso eu afirmo que você está perdendo tempo se ainda não investe nisso.

3 – Email marketing para vender é conveniente

A internet é um meio de comunicação que se populariza a cada dia. O Facebook afirma que mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo todo usam Internet.

Hoje em dia muita gente prefere fazer tudo online, inclusive compras. Portanto, não é preciso sair de casa para aproveitar uma promoção, pois basta ter acesso a uma boa oferta para comprar o que se necessita ou deseja.

7 Razoes para Usar o Email Marketing para vender 1 - por Leonardo Soares

Sendo mais explícito, você pode usar o email marketing para vender literalmente entrando dentro da casa do cliente, através do dispositivo que ele estiver usando. Se você souber se comunicar bem, estará a um passo de fazê-lo comprar de você.

4 – Alta taxa de conversão

Um estudo realizado pela Serasa Experian sobre Performance nos Canais Digitais, apontou números incríveis sobre o email marketing:

  • A taxa média de conversão do Email Marketing fica em 2,53%.
  • A representatividade média do Email Marketing no tráfego total é de 9,39%.
  • 65% dos entrevistados afirmaram que o email marketing está gerando ROI positivo para suas empresas.
  • 17% afirmam que vão investir no canal porque acreditam que ele vai gerar bons resultados.

Cerca de mil empresas foram entrevistadas com monitoramento do comportamento de 500 mil consumidores online. É de cair o queixo, não? Pois é…

5 – Relacionamento a longo prazo

Usar o email marketing para vender também é uma ótima fonte de contato permanente com seus clientes. A comunicação é aberta para ambos os lados, permitindo que a relação entre empresa e consumidor seja cultivada por um longo período.

É possível, através disso, entender as mudanças nas demandas dos seus clientes e enviar a eles conteúdos e ofertas de acordo com a etapa que estiverem. Para aumentar as taxas de retenção e ter custo reduzido na aquisição de novos clientes, isso é simplesmente fantástico.

6 – É altamente personalizável

Você pode criar listas segmentadas, separando seus clientes por categorias de acordo com interesses e características de cada grupo. Isso te permite enviar conteúdo personalizado e garantir chance maior de despertar o interesse do cliente para seus produtos ou serviços.

Uma técnica que pode contribuir com isso é a nutrição de leads, uma ação baseada no envio de emails sequenciais que podem conter informações relativas aos produtos, promoções, notícias e novidades do mercado.

Os conteúdos gerados podem ter o objetivo de educar, aproximar e preparar o lead para uma futura compra ou abordagem!

7 – É possível medir tudo

É possível medir os resultados dos disparos de email marketing através de gráficos. Você pode analisar quantos emails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas visualizaram, quantas clicaram nos links colocados no email e quantas compraram, de fato.

Mensurar Email marketing - Leonardo Soares

Ter acesso a estes números vai ajudar você e sua equipe a perceberem o que funciona ou não, podendo fazer ajustes e mudanças que levam a maiores resultados com o marketing digital e as vendas na sua empresa. Sensacional, não é?

Mãos à obra!

Hoje em dia recebo muitas perguntas sobre como usar o email marketing para vender mais. Converso com muitos pequenos empresários que sabem do poder e da facilidade de vender constantemente pela internet, sem ter altos e baixos no seu faturamento, mas ainda não conseguem pôr isso em prática…

Além disso, falo também com vendedores, representantes e corretores querendo saber de ferramentas que vendem de verdade, que estejam prontas para realizarem o máximo de conversão.

Também conheço profissionais liberais que gostariam de atrair clientes e construir relacionamentos com eles, sem ter que investir rios de dinheiro nem perder muito tempo.

Todo eles podem conquistar seus objetivos simplesmente usando o email marketing para vender. Você também pode adotá-la e desfrutar de todas as vantagens destacadas neste post. Se quiser saber mais sobre isso, clique no link abaixo e assista a minha palestra online com o tema: Como Conseguir Mais Respostas e Mais Vendas com seus Emails.

Clique aqui para assistir à palestra online e Vender Mais com o Poder do Email Marketing!

Palestra Como Vender com Email - Leonardo Soares

Comentários