Como Dominar Seu Maior Medo de Vender?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos “Ele poderia vender gelo para um esquimó”, reconhecemos que algumas pessoas têm o dom da venda, e parecem não ter nenhum medo de vender.

Entretanto, para a maioria dos empresários, o processo de venda não é nada fácil. Na verdade, quando se trata do lançamento de seu produto ou serviço, muitos empresários lutam contra várias inseguranças, incluindo a falta de confiança em si mesmos ou seu produto, o medo do fracasso e o medo de fechar o próprio negócio.

A boa notícia: qualquer medo de vender pode ser superado com a atitude adequada, treinamento e prática.

Aqui estão cinco dos medos mais comuns sobre vendas e como eles podem ser vencidos.

1º Medo de Vender: Você vai fazer uma primeira impressão negativa

Primeira impressão negativa

Todos nós sabemos como é importante uma boa primeira impressão; e o medo de que você não vai fazê-la bem é mais comum do que se imagina.

Como superá-lo: mostre credibilidade através da sua aparência e linguagem corporal. A pesquisa mostra que as pessoas são atraídas para os outros que se vestem como eles. Se o seu público é homens de negócios conservadores, você pode usar um atender com uma camisa elegante e gravata, mas algo que também mostra o seu estilo pessoal. Concentre-se em comportamentos não-verbais como sorrir (o sorriso é uma ótima forma de desarmar as pessoas e deixá-las mais amigáveis), contato visual e postura ereta. Preste atenção nas suas mãos, para não ficar brincando com objetos ou até se abraçando, de modo que você não pareça estar inseguro ou desconfortável.

2º Medo de Vender: Você será rejeitado

Rejeição

Vendedores experientes sabem que não vão ser bem-sucedidos 100% do tempo, mas os recém-chegados podem considerar o fracasso como o fim do mundo. Joe Stewart, proprietário e gerente geral da Danco Transmition de Fairfield, Ohio, se lembra de tentar sua primeira venda aos 21 anos “Eu ficava branco de medo do que poderia acontecer se eles dissessem aquela palavra de três letras que todos os vendedores odeiam: ‘Não'”, lembra.

Como superá-lo: profissionais não só sabem que a rejeição acontece, eles olham para a frente, diz Peter Shallard, especialista em psicologia empresarial com sede na Austrália. Compreender as razões por trás de uma rejeição pode ajudá-lo a aperfeiçoar seu produto e apresentação. Stewart, agora com 43 anos, reflete sobre aquela primeira experiência, dizendo: “Para mim, a única maneira de vencer esse medo foi para enfrentá-lo. Quanto mais eu fiz, melhor eu me tornei e menos medo eu tive.”

Relacionado: Estratégias para Vender pela Internet, Todos os Dias

3º Medo de Vender: Vão te achar chato

Vendedor chato

Todos nós já tivemos ao menos uma experiência negativa com um vendedor que continuou empurrando e pressionando para vender e não nos deixava sair da loja. Muitos empresários ficam preocupados que seus clientes podem se sentir assim.

Como superá-lo: concentre-se mais em ter uma conversa com alguém do que simplesmente vender. Saiba as necessidades do prospecto e pergunte-se se o que você está oferecendo é de real valor para essa pessoa. Quando você se preocupa com o seu cliente potencial e desenvolve um senso de confiança, você tem mais chances de fazer a venda. “Meus primeiros clientes me disseram que, no início, eles se sentiram desconfortáveis devido às histórias de horror que tinham ouvido sobre outros lugares de reparação de automóveis”, diz Stewart, da Danco. “Mas esse desconforto diminuiu depois de falar comigo porque eu fiz com que se sentissem como se fossem da minha família.”

4º Medo de Vender: Você não vai entregar o que prometeu

Vendedor não entregou o que prometeu

Mesmo quando você recebe um sim, você pode ter medo que você não será capaz de satisfazer todas as expectativas da pessoa. Você pode até mesmo sofrer da “Síndrome do Impostor”, que significa que você começa a questionar o valor dos seus próprios produtos.

Como superá-lo: esteja em contato com os seus clientes sempre. Peça para que eles dêem feedback (bom ou ruim) sempre que você entregar uma etapa do projeto, serviço ou produto. Essa abordagem ajudou Christine Buffaloe, que iniciou uma empresa de software de assistentes virtuais, um serviço de gestão de negócios on-line, e temia que as pessoas iriam pensar que não valia a pena o que ela estava oferecendo. Buffaloe diz que ganhou confiança após a leitura dos depoimentos em seu próprio site. “Continuamente procuro maneiras de melhorar seus serviços, assim tenho certeza que estou fornecendo valor real para meus clientes”, acrescenta ela, “e você vai sempre estar confiante em suas habilidades.”

5º Medo de Vender: Você não sabe se está fazendo certo

Não sei o que estou fazendo

Ir para as vendas sem nenhum treinamento pode ser aterrorizante. Como você sabe que você está usando a tática certa e oferece às pessoas o que eles precisam?

Como superá-lo: Debra Condren, presidente e CEO da Manhattan Business Coaching e autor de Ambição Não É uma Palavra Suja, recomenda aprender técnicas de vendas participando de um programa de treinamento. Quando Tanner Shepard, co-fundador da Ranch Road Soluções Criativas, um provedor de serviços de marketing, foi colocado em um cargo de vendas, ele ganhou confiança só depois de um curso de vendas intensivo. Porém, ele afirma que o principal é ir tentando e errando, pois você aprende mesmo na prática. “Eu tive que me desafiar e me colocar fora da minha zona de conforto”, diz ele.

Se você tem outro medo de vender, diga nos comentários para que eu possa te ajudar 🙂

Comentários