“Não sei vender!” – 5 Passos Simples para Começar

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já falou a frase “Não sei vender”, com certeza você não está sozinho…

A questão é que, sendo um empresário, você tem que ser o melhor vendedor da sua empresa!

Mas… como fazer isso?

Dá uma olhada nessa história:

Garrett Buhl Robinson não é aquele típico vendedor. Mas, sem dúvida, é um dos vendedores mais eficazes que existem.

Robinson é autor de três livros auto-publicados e, como qualquer autor, afirma que escrever um livro é muito mais fácil do que vender um livro. Muitas vezes ele falou “Não sei vender…”, até aprender 5 as técnicas abaixo!

O que vou narrar a seguir aconteceu no Bryant Park, em Nova Iorque, em uma tarde de primavera. E mostra como Robinson iniciou o contato com um grande número de frequentadores do parque.

A maioria das pessoas educadamente passou, mas alguns poucos pararam para conversar. E se você parar para conversar com Garrett Buhl Robinson – pode acreditar – você vai comprar um livro sem perceber que está comprando.

Não sei vender - 5 lições para vender

Robinson oferece uma apresentação sólida em seu próprio formato de vendas muito simples, e é isso que vamos ver agora.

1. Inicie um contato

Robinson se posiciona no cruzamento de dois caminhos, onde certamente vai encontrar pessoas passeando e apreciando a tarde. Ele cumprimenta qualquer um (qualquer um mesmo!) que faça contato visual com um agradável e otimista, “Oi! Como está o seu dia?” Simples, autêntico e eficaz.

Fale com todos com uma abordagem positiva e otimista.

2. Descubra

Quando as pessoas param – a maioria não para – Robinson faz uma pergunta simples para envolvê-los no tema em questão. “Você gosta de ler?” (A resposta é sempre “sim”). Então ele segue com: “Você prefere ficção ou poesia?” Nesse momento, ele simplesmente pega o livro que se encaixa na preferência do cliente.

Identifique duas ou três perguntas de qualificação rápidas – perguntas que as respostas sejam sempre “sim” – para ajudá-lo a solidificar o interesse de seu cliente.

Relacionado: Estratégias para Vender pela Internet, Todos os Dias

3. Demonstre

Robinson simplesmente pega um livro e faz uma breve apresentação de 30 segundos. A apresentação é bem ensaiada e extremamente informal, como uma conversa. Mais importante ainda: Robinson demonstra uma verdadeira paixão pelo seu trabalho. E isso faz todo o sentido para o cliente.

Mantenha sua apresentação breve, emocionante e apaixonada.

4. Pergunte

O fechamento de Robinson não é nem assustador nem complicado. “Você gostaria de comprar uma unidade? É apenas US$ 10.” Ele faz a pergunta com um sorriso no rosto e assume que a resposta será “sim”. Acreditando que a resposta será “sim”, ele não tem medo de levar um “não”.

Apenas pergunte! Faça de maneira simples e informal, no meio da conversa – mas pergunte!

5. Peça referências

E Robinson não para por aí. Ele entrega a todos um cartão de visita com o seu site e informações de contato, e pede às pessoas para postar seus pensamentos e opinião sobre o livro em sua página do Facebook. Nada como a validação externa das pessoas!

Por que parar na venda de apenas um livro se você pode vender mais cinco?

Como eu disse, Garrett Buhl Robinson não é o vendedor estereotipado…

Mas ele entende o processo de venda de uma maneira muito profunda. Ele exala paixão pelo seu produto e intencionalmente se coloca do lado de fora de sua zona de conforto para se conectar com seus clientes e perguntar para vender.

E agora…

Ainda vai ficar falando “Não sei vender”? Ou será que é hora de tirar a bunda da cadeira e aplicar algumas das lições de Robinson?

(Texto original em Entrepreneur.com)

Comentários