Preciso ter um site para minha Empresa? | Quebrando o Tabu

Tempo de leitura: 6 minutos

“Será que preciso ter um site para minha empresa?” é uma pergunta que costumo ouvir bastante. E você, já parou para pensar nisso?

Eu sou Leonardo Soares, Consultor Expert em Vendas Online, e eu ajudo pequenas e médias empresas a usar a internet para atrair clientes e vender mais para eles, todos os dias.

Então confere a minha dica de hoje:

Essa é uma dúvida frequente entre os empresários, principalmente entre aqueles que possuem ou trabalham em empresas de pequeno porte e de abrangência local. A dúvida sobre essa questão é tanta que costumo ouvir essa pergunta quase que todos os dias!

Se você já assistiu algum dos meus vídeos, provavelmente você já tem uma ideia da minha resposta para essa pergunta. Mas, eu te garanto: vou te surpreender!

Sabe por que? Porque a resposta para essa pergunta é: não.

Isso mesmo, nem sempre é preciso ter um site para a sua empresa.

Muitas vezes, uma página no Facebook (ou em outra rede social) é suficiente para você ficar bem posicionado nas pesquisas do Google, estar presente nas redes que seu cliente frequenta, produzir conteúdo para o seu público e coletar e-mails.

Porém, a grande questão é: isso é suficiente?

Preciso de um site para minha empresa | Expressão de Questionamento por Leonardo Soares

Possuir somente uma página em uma rede social é o equivalente ao nível mais básico de presença online que você pode alcançar e não é isso que você quer. Sei disso porque comigo não é diferente.

Ter um site é essencial para qualquer empresa que almeje uma presença online de qualidade e que busque atrair o máximo possível de clientes usando a internet.

Em um outro post comentei sobre os 4 comportamentos que qualquer pessoa no mundo tem ao navegar pela rede. Aproveita que você já está lendo sobre sua presença online e confere o post depois de terminar esta leitura 😉

É sério, não tem mais NADA que qualquer pessoa do mundo faça além dessas 4 ações.

Portanto, sua empresa deve estar atenta à estas dicas para estar bem posicionada na internet, firmando uma presença digital para atrair o maior número possível de clientes.

Preciso ter um site para minha empresa | Vendendo mais pela internet por Leonardo Soares

“E quais são essas dicas?”

Quando o seu cliente pesquisa no Google sobre o seu produto/serviço em sua cidade: sua empresa deve estar lá!

Quando o seu cliente entra no Facebook ou na rede social que ele frequenta: sua empresa deve estar lá!

Quando o seu cliente abre a caixa de e-mails… adivinha: sua empresa deve estar lá!

E, quando o seu cliente pesquisa por conteúdo, ele deverá encontrar o conteúdo produzido pela sua empresa!

Agora que você já sabe por onde começar a sua estratégia, você está preparado para começar a agir?

Preciso ter um site para minha empresa | Preparo por Leonardo Soares

“O que eu preciso para conquistar este espaço?”

Para estar presente onde o seu cliente está, você precisa de um site de qualidade, que seja responsivo (ou seja, se adapte para telas de smartphones e tablets) e que seja voltado para a captura de e-mails.

Para conseguir o contato dos seus clientes e poder se comunicar com eles, principalmente através do e-mail, você precisará ter algumas estratégias traçadas. Não se preocupe, eu falarei mais sobre este assunto em outros posts do blog!

Comunicar-se com seu cliente pelo e-mail é a maneira mais fácil, pois praticamente todo mundo confere a sua caixa de mensagens diariamente. O melhor de tudo é que você pode automatizar essa comunicação!

Preciso de um Site para minha Empresa por Leonardo Soares

“Então eu preciso ter um site para minha empresa!”

Bom, posso te garantir que um site trará mais benefícios para você no longo prazo, porém é importante entender o momento em que sua empresa está e saber se agora é a hora de investir tempo e dinheiro neste empreendimento.

Assim, avalie como a sua empresa está usando a internet até o momento, procure saber como seu público está utilizando as redes sociais e as ferramentas de buscas e defina suas próximas ações!

Dica

Antes de finalizar este post, gostaria de lhe dar uma pequena dica para que seu público encontre você no Google. E é bastante simples, por sinal.

Vamos lá: em primeiro lugar, abra o site do Google Maps. Em seguida, com sua conta do Google (caso você não tenha, deverá criar uma), clique no menu que fica no canto superior esquerdo da tela, junto da barra de pesquisa. Neste menu, selecione a opção “Adicionar uma empresa ainda não incluída” e preencha corretamente os dados solicitados.

Não se esqueça de colocar um telefone válido para atendimento, o horário de funcionamento de seu negócio, um site (ou página de rede social) para que seu cliente possa ter mais informações sobre a sua empresa e seus produtos/serviços e a categoria a qual sua empresa pertence.

A categoria é importantíssima! Sabe por que? Quando alguém digitar no Google “determinado produto/serviço em minha cidade”, o que aparece por primeiro para quem está pesquisando é o mapa com quais empreendimentos trabalham com o que ele está buscando.

Olha só como fica:

exemplo-google-maps-leonardo-soares

Essa imagem foi retirada após feita uma pesquisa no Google através do navegador de um computador.

Veja também um fato interessante. Escondi as informações pois não é a intenção ficar falando sobre os nomes das empresas, mas, se você fizer a pesquisa “serviço de Motoboy em Florianópolis”, note que a primeira opção do mapa não é a primeira opção da pesquisa orgânica.

Percebeu a importância de colocar a sua empresa no Google Maps?

Ah, aproveita o momento e pesquisa sobre o produto/serviço da sua empresa e veja os resultados!

“E agora?”

Eu vou te fazer algumas perguntas para que você possa refletir um pouco.

Responda mentalmente: e a sua empresa… ela tem um site? Ele é responsivo? Ele é bom para navegar? Se você não sabe se ele é responsivo, tente acessá-lo pelo seu celular e verifique se a página se adapta ao tamanho da tela.

Ah! Depois de conferir, deixa um comentário com o seu site que eu também darei uma olhada 😉


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Um abraço e até a próxima!

Leonardo Soares
Expert em Vendas Online
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Leonardo Soares - Consultor de Vendas pela Internet

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